terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Senac São Paulo lança calendário com fotos feitas por pessoas com deficiência visual

O Projeto de Alfabetização Visual é um curso de fotografia participativa do Senac São Paulo, com dez anos de existência. Desde abril de 2008, o projeto tem um novo desafio: ensinar pessoas com deficiência visual a imprimir suas percepções de mundo em imagens fotográficas.

Com intuito de enriquecer a vivência dos alunos e do público em geral, a ação propõe atividades que trazem à tona uma realidade que se compõe de diferentes texturas, cores e sons, enriquecendo a experiência dos participantes e demais interessados. O Projeto de Alfabetização Visual tem um formato inovador e busca promover a educação para a autonomia e valorização do espírito democrático e da diversidade, estimulando, assim, a cidadania e reforçando o compromisso social e os valores defendidos pelo Senac São Paulo.

Em uma iniciativa inédita, o Senac produz um calendário totalmente acessível aos deficientes visuais, tanto na linguagem braile quanto nas fotografias trabalhadas em relevo, captadas pelos alunos(do curso de Bacharelado em Fotografia), sob orientação de educadores.

O lançamento foi  no Dia Nacional do Cego, 13 de dezembro, na capital paulista, com exposição fotográfica dos formandos de 2010. “A ideia é simples, porém diferenciada. Para muitos, as imagens não serão somente vistas, mas também sentidas e admiradas”, comenta João Kulcsár, coordenador do projeto e professor do Bacharelado em Fotografia, do Centro Universitário Senac. O calendário é destinado aos participantes do projeto e funcionários da instituição com deficiência visual.
Fonte:http://www.ressoar.org.br/noticia_0400_calendario_senac_cegos.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário