sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Teatro Vivo lança sistema de interpretação em libras para deficientes auditivos
Com o novo recurso, a casa de espetáculos passa a ser a primeira da América Latina a oferecer acessibilidade total a pessoas com deficiência
O Teatro Vivo, em São Paulo, torna-se o primeiro 100% inclusivo no Hemisfério Sul ao oferecer aos visitantes o recurso inédito de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) teatral, técnica que permite as pessoas com deficiência auditiva acompanhar a apresentação dos espetáculos. A iniciativa se soma as demais ações de acessibilidade da casa de espetáculo, que, entre outros recursos, conta com o sistema de audiodescrição, para pessoas com deficiência visual, e rampas para cadeirantes.
Para permitir que as pessoas com deficiência auditiva acompanhem o espetáculo teatral, foram instalados monitores de LCD, de 7 polegadas, individuais por poltronas, que reproduzem ao vivo as falas dos atores por uma interprete especializada em LIBRAS.
As pessoas com deficiência visual contam com o recurso da audiodescrição, técnica que descreve todos os detalhes do espetáculo como cenário e figurino. O sistema, que surgiu em 2006, quando a companhia, juntamente com o Grupo Terra de Inclusão Cultural, capacitou cerca de 20 colaboradores, do programa Vivo Voluntário durante dois meses, tem capacidade de atender até 40 pessoas com deficiência visual por sessão. Nas peças, as pessoas com deficiência visual recebem a sinopse em Braille e, para ouvir a descrição, um aparelho semelhante ao de tradução simultânea.
Para o Diretor de Comunicação e Relações Institucionais da Vivo, Marcelo Alonso, a iniciativa dá continuidade às ações de inclusão social da empresa, que busca cada vez mais tornar produtos e serviços inclusivos para as pessoas com deficiência. “Tornar o Teatro Vivo 100% acessível é uma extensão das nossas atividades. Estamos orgulhosos por oferecer a cidade de São Paulo a primeira casa de espetáculos totalmente inclusiva do Hemisfério Sul. A Vivo é uma empresa antenada que busca atender às necessidades da sociedade na qual está inserida”, afirma.
Além do trabalho sociocultural no Teatro Vivo, a companhia mantém um Programa de Soluções Inclusivas, que oferece Resumo da prestação de Serviços em Braille, para clientes deficientes visuais do plano pós-pago; Isenção do *5005 e demonstrativo em Braille, para clientes deficientes visuais do plano pré-pago; Nokia E65 Talks, com software vocalizador instalado, entre outras iniciativas.
Teatro Vivo Av. Dr. Chucri Zaidan, 860 – Morumbi. Telefone para informações e vendas: 11-7420-1520

fonte : Instituto Vivo
www.vivo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário