Aqui você encontra informações importantes para o dia-a-dia de pessoas com deficiências que enfrentando barreiras sempre encontram soluções.
quarta-feira, 6 de janeiro de 2010
Alunos com deficiência terão recursos do Programa Inclui no novo ano letivo
As escolas foram preparadas para receber materiais pedagógicos específicos, contratar 1.000 auxiliares de classe, adquirir equipamentos, materiais didáticos e mobiliário adaptados e iniciar a contratação de 170 veículos de transporte escolar adaptados.
Cerca de 12 mil crianças, adolescentes, jovens e adultos com deficiência estudam nas escolas municipais de São Paulo. Hoje, todos freqüentam escolas regulares, compondo a rede pública de ensino mais inclusiva do país. A partir de 2010, a Secretaria de Educação vai desenvolver o Programa Inclui.
As escolas foram preparadas para receber materiais pedagógicos específicos; contratar 1.000 auxiliares de classe; realizar convênio com a Unifesp para a formação e contratação de cuidadores; fazer novos convênios com entidades especializadas para atendimento aos alunos no contraturno escolar; adquirir equipamentos, materiais didáticos e mobiliário adaptados; e iniciar a contratação de 170 veículos de transporte escolar adaptados.
Enquanto esta estrutura estava sendo montada, mais de 5.600 professores e servidores envolvidos com os alunos com deficiência puderam freqüentar seminários e cursos na área, como o de formação para a aplicação do Referencial sobre Avaliação da Aprendizagem na área da Deficiência Intelectual (Raadi), uma ferramenta criada em 2008 para subsidiar o professor e toda a equipe escolar na avaliação e planejamento de ações que potencializem a aprendizagem desses alunos.
A equipe de Educação Especial também preparou para 2010 o Caderno de Atividades em Língua Brasileira de Sinais (Libras), para alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Esta é a primeira vez que uma rede de ensino publica um material tão específico. E no Programa Minha Biblioteca de 2010, os alunos com deficiência visual e auditiva receberão livros em Braile e em áudio.
Outra inovação que começa a valer em 2010 é a nova ata de aquisição de mobiliário adaptado. As escolas da rede municipal de ensino efetuarão a compra de forma mais rápida e com as características necessárias para o efetivo atendimento aos alunos. A diversidade de itens disponíveis para aquisição aumentará de 11 para 22 possibilidades, tanto de mobiliário escolar adaptado, quanto de cadeiras de rodas, assim como de outros itens necessários para garantir posturas alinhadas, estáveis e boa distribuição do peso corporal.
Às 179 Salas de Apoio e Acompanhamento à Inclusão (Saais) existentes, serão acrescentadas mais 60, com todo material necessário para atendimento educacional em caráter complementar e suplementar aos alunos com deficiência.
Fonte: http://www.prefeitura.sp.gov.br/portal/a_cidade/noticias/index.php?p=34458
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário