Aqui você encontra informações importantes para o dia-a-dia de pessoas com deficiências que enfrentando barreiras sempre encontram soluções.
sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010
Raro tipo de câncer de olhos foi encontrado pela mãe de bebê ao tirar uma foto dele.
Uma simples fotografia pode ter salvado a vida de um bebê, revelou um tipo raro de câncer atrás de seus olhos. A auxiliar de enfermagem Samantha Rouse descobriu que um dos olhos seu filho de nove meses de idade Jacob apareceu esbranquiçado numadas fotos que ela tirou dele. O brilho vindo da câmera revelou células sensíveis nos olhos do bebê que não poderiam ser vistas cara a cara, provenientes de um raro tipo de câncer retinoblastoma, que se espalha rapidamente e que forma nas células da retina uma branca camada .
Jacob que já tinha perdido a visão do olho esquerdo, vinha recebendo quimioterapia e terapia com laser de três em três semanas numa desesperada batalha para recuperar a visão do olho direito e também sua vida. A mãe da criança falou aos familiares e amigos que não havia nada em que se preocupar, porém após ver as fotos de Jacob em Setembro do ano passado, em que o olho da criança aparecia completamente branco, ela voltou ao seus posto de saúde e disse que algo estava errado. (...)
“Ninguém acreditou que havia alguma coisa errada, me disseram que era apenas o flash da câmera; no posto de saúde eles estavam relutantes em me encaminhar para um especialista. Talvez o meu trabalho tenha contribuído para que eu tenha maior precaução. Eu apenas disse que não sairia da porta do médico até que ele encaminhasse Jacob para um hospital.”
Finalmente Jacob foi diagnosticado em Novembro, mas Samantha e seu marido Dane, que deixou o seu emprego como marceneiro pra tomar conta de seu filho doente, ficaram chocados, pois não sabiam da gravidade da doença do filho.
Os médicos disseram a eles que Jacob perdeu a visão do olho esquerdo devido a três tumores em sua linha de visão. Ele tinha mais três tumores menores no olho direito que poderia tê-lo deixado completamente cego.
As irmãs de Jacob, Phoebe de 3 anos, e Harry de 2 anos, foram testadas também sobre essa rara doença genética. Harry preocupa seus familiares, pois apresenta manchas brancas em seus olhos. Ambas as crianças continuarão sendo testadas para saber se elas desenvolverão a doença.
Samantha disse: “ Eu definitivamente digo aos pais para examinar os olhos de seus filhos. Se eu não tivesse tirado essa foto e insistido para que o olho do meu filho fosse examinado ele poderia ter perdido a visão.(...)
Retinoblastoma afeta cerca de 50 crianças por ano e 95% sobreviverão depois do tratamento. O tratamento terá maior efeito se a doença for diagnosticada precocemente.
Jornal Daily Mail de 02 de Fevereiro de 2010
Fonte: http://www.dailymail.co.uk/news/article-1247912/Mother-spots-cancer-babys-eye-taking-photo.html?ITO=1490
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário