sábado, 24 de julho de 2010

Cursos profissionalizantes gratuitos para portadores de deficiências no Distrito Federal



Na aula para portadores de deficiência, as limitações ficam do lado de fora. Dentro da sala, um intérprete ajuda quem é surdo.

“Estou aqui porque quero me profissionalizar, e me preparar para o mercado de trabalho. Ter uma profissão sempre nos deixa mais sábio”, sublinha o aluno Claudionor Araújo.
O cadeirante Álvaro Pereira fez curso de telemarketing e conseguiu emprego no próprio Instituto. Para ele, capacitação é o primeiro passo. “O próximo passo é a coragem para sair e enfrentar o mundo,” relata.
Além de capacitação, o Instituto Cultural, Educacional e Profissionalizante de Pessoas com Deficiência do Brasil (Icep) possui um dos centros mais importantes para os surdos - a Central de Atendimento de Libras. Quem precisa de um intérprete para surdos pode entrar em contato com a central, por meio de internet, telefone ou mensagem de texto. Esse serviço, que é de graça, também ajuda algumas pessoas a entrar no mercado de trabalho.

“O surdo chama a central, faz um agendamento e a central encaminha um interprete ao local para que ele possa fazer seu processo seletivo”, explica Kátia Cordeiro, coordenadora do projeto.
Um hospital de Brasília cumpre a lei, reservando 2% das vagas para portadores de deficiência. O que fez a maior diferença para a recepcionista Gisele da Costa. Depois do curso de informática, ela ganhou agilidade nos dedos e foi aprovada para a vaga. “Um profissional capacitado, portador de necessidade, está muito difícil. Então, as empresas estão pedindo mais e mais cursos. Nós estamos no caminho” declara a recepcionista.
Depois do curso de informática, Maria José Nunes também virou recepcionista, e mostra que é possível
alcançar o que deseja. “O primeiro passo é você ter força de vontade para você chegar onde quiser”, conta.
Ainda há vagas para cursos que começam esta semana. Em agosto, serão oferecidas mais 80.
Informações no site do Icep ou pelo telefone (61) 3031 1700.

Marina Costa / Emerson Soares
Fonte:http://dftv.globo.com/Jornalismo/DFTV/0,,MUL1606234-10039,00.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário