terça-feira, 10 de agosto de 2010

Sancionada lei que torna "teste do ouvidinho" obrigatório e gratuito


Jornal Jurid


Brasília, 10/08/2010
Comentário SACI: Notícia do dia 03/08/2010



Presidente sancionou, no dia dois, projeto de lei que torna obrigatória a realização do "teste do ouvidinho" que detecta problemas auditivos em recém-nascidos


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou ontem o Projeto de Lei 3842/97, do ex-deputado Inácio Arruda (PCdoB-CE), hoje senador, que torna obrigatória e gratuita a realização do exame denominado Emissões Otoacústicas Evocadas (teste do ouvidinho) em todos os hospitais e maternidades do País, nas crianças nascidas em suas dependências.

O exame detecta precocemente alguns problemas auditivos e deve ser realizado 24 horas após o nascimento. Rápido e indolor, o teste é feito por meio de um estímulo acústico na orelha do bebê. Se houver resposta ao estímulo, a audição do bebê em 90% dos casos é normal. A falta de resposta significa que o bebê precisa fazer o teste Bera (Audiometria de Tronco Cerebral), para confirmação ou não da deficiência auditiva.

Segundo o autor do projeto, o diagnóstico correto e precoce representa uma garantia de que o tratamento será eficaz. O senador afirma que, no Brasil, as alterações auditivas congênitas levam, em média, de três a quatro anos para ser diagnosticadas, comprometendo a eficácia das ações corretivas.
Fonte:http://saci.org.br/index.php?modulo=akemi¶metro=29662

Nenhum comentário:

Postar um comentário