1
Aparelho detecta distância de objetos e vibra para alertar quão próximos estão
da RedaçãoO projeto de um sensor ultrassônico para deficientes visuais, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), foi o vencedor do Concurso Pró-Inovação, do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília, informou o Ministério da Educação.
Segundo o ministério, pesquisadores desenvolveram um circuito eletrônico, equipado com dois sensores ultrassônicos, que mede a distância de objetos. "Os sensores acionam um dispositivo que vibra ao ser detectado algum objeto. Quanto mais próximo o objeto, mais rápida a frequência do dispositivo, o que permite ao usuário perceber a aproximação do objeto ao caminhar".
De acordo com a pasta, que apoiou o concurso, a próxima etapa será apresentar o pedido de patente. A disputa tem o intuito de promover a inovação tecnológica no Brasil e valorizar pesquisas realizadas pelos institutos federais.
Tem mais informações no site do Instituto que desenvolveu este aparelho:
ResponderExcluirhttp://www.ifmt.edu.br:8080/reitoria/noticia.visualiza.logic;jsessionid=913EEE93B51764A4CA1B3DFDDBFB22FF?noticia.id=998