Primeira etapa do campeonato vai até domingo, dia 3 de abril
Começa nesta sexta-feira, 1º de abril, a primeira etapa da Copa Brasil de Esgrima em Cadeira de Rodas, em Porto Alegre. O campeonato é organizado pelo Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB) e tem como objetivo o desenvolvimento da modalidade no país, dando oportunidade de competição aos atletas de elite e aos novos valores.
No último ano, a Copa teve um crescimento de 21,42% em relação ao ano anterior. Isso graças ao aumento no número de participantes homens: em 2009, foram 14 inscritos no masculino. Em 2010, o número pulou para 20.
Ano passado foi muito bom para nós. Pela primeira vez organizamos um campeonato lado a lado com a esgrima convencional e participamos de três competições internacionais. Isso é excelente para nossa divulgação”, explicou Váber Nazareth, coordenador da Esgrima em Cadeira de Rodas.
Para 2011, Nazareth espera que o nível técnico seja maior:
“A esgrima em cadeira de rodas ainda não é um esporte consolidado no cenário, mas acho que estamos no caminho para isso. Os atletas estão evoluindo e há mais de divulgação. Acho que teremos um bom campeonato”.
“Esse ano é bastante significativo para nós, porque estamos cada vez mais perto do Parapan e de Londres 2012. Temos que acumular pontos no ranking para tentar a classificação”, complementa Nazareth.
Já no final do mês de abril, a seleção brasileira de esgrima em cadeira de rodas embarcará para Montreal, no Canadá, onde disputará uma das quatro competições internacionais que do ano. As outras acontecerão em Lonato (Itália), Varsóvia (Polônia) e Catânia (Itália), nos meses de maio, junho e outubro, respectivamente. As quatro valem pontos importantes no ranking internacional, que classifica para os Jogos de Londres.
Suélen Rodolpho, Daiane Peron, Jovane Guissone e Clodoaldo Zafatoski são os quatro atletas que representarão a seleção brasileira no Mundial de Montreal, entre os dias 28 de abril e 1º de maio. São eles também os favoritos desta primeira etapa da Copa Brasil.
Suélen voltou aos treinamento em fevereiro e tem boas expectativas para o campeonato:
“Estou treinando quatro vezes por semana e isso me dá uma segurança legal para a competição. Espero conseguir lugar no pódio”.
Para o Mundial do Canadá, Suélen acredita em uma boa participação.
“Acho que o cronograma está bem elaborado para fazermos uma boa competição”, explica.
Jovane Guissone também está entusiasmado para a viagem:
“Antes de embarcarmos, vamos para mais um treinamento em São Paulo. Acho que chegaremos lá bem preparados”.
“Atualmente, estou fazendo um treinamento específico para fortalecer meu braço esquerdo. Acredito que chegarei para ambas as competições (Copa Brasil e Mundial de Montreal) com tudo em cima”, complementa Guissone.
O campeonato começa às 9h desta sexta-feira, no salão Rio Grande do Sul do Hotel Everest, em Porto Alegre. No mesmo dia, ocorrem as finais das provas de Florete Masculino e Espada Feminina. No sábado, tem a final da prova de Espada Maculino, enquanto a final do Florete Feminino acontece só no domingo, encerrando as competições.
Para mais informações, acesse o endereço http://www.cpb.org.br/esportes/modalidades/copa-brasil-de-esgrima-em-cadeira-de-rodas-2011
Assessoria de Imprensa do Comitê Paraolímpico Brasileiro
Diogo Mourão (diogo@mediaguide.com.br / 21 8301-0149)
Manoela Penna (manoela@mediaguide.com.br) / 21 8301-0123)
Em Brasília
Thalita Kalix (Media Guide) - (thalita.kalix@cpb.org.br / 61 3031 3035 / 61 8161 9271)
Janaína Lazzaretti (CPB) – (janaina.lazzaretti@cpb.org.br / 61 3031 3035 / 61 8161 9271
Fonte:
http://www.reatech.tmp.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário