domingo, 3 de abril de 2011

Conscientização do Autismo é comemorado com tristeza no DF

A ONU (Organização das Nações Unidas) instituiu o dia 02 de Abril como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. O evento mundial tem como objetivo dar mais atenção ao transtorno do espectro autista, que hoje é mais comum em crianças do que AIDS, diabete e câncer juntos. Estima-se que o Brasil tenha hoje em torno de 2 milhões de pessoas autistas. Vários pontos turísticos do mundo estarão iluminados de azul (cor definida para o autismo) no dia 02 de abril.

Em 2011, a CLDF – Câmara Legislativa do Distrito Federal aprovou o Projeto de Lei 1.195-2009 – Lei do Autismo do DF, que institui a Política Distrital Integrada de Atendimento à Pessoa Autista, porém o mesmo foi vetado na integra pelo atual Governador do DF.

Este Projeto de Lei inclui o Autista como pessoa com deficiência, podendo assim beneficiar-se dos mesmos direitos das demais pessoas com deficiência, bem como dá outras providências nas áreas de educação, saúde, definindo assim as diretrizes para uma política de Atenção Integral voltada para o diagnóstico precoce e para o tratamento dos sintomas da Síndrome do Autismo. Em outros estados como Bahia e Paraíba, e cidades como o Rio de Janeiro, lei semelhante a esta já foi aprovada e é realidade para os Autistas e suas famílias.

Entre as celebrações do Dia Mundial de Conscientização do Autismo diversos espaços e monumentos como o Senado Federal e o Cristo Redentor serão iluminados com a cor azul, mas no Distrito Federal, o Governador Agnelo apaga a esperança de pais e pessoas com autismo, ansiosas de políticas que garantam um atendimento adequado ao vetar a Lei do Autismo no DF.

 Fonte: http://www.inclusive.org.br/?p=18960

Nenhum comentário:

Postar um comentário