O APD – Programa Acompanhante Comunitário de Saúde da Pessoa com Deficiência – é um programa da Secretaria Municipal de Saúde, desenvolvido em parceria com a Associação Saúde da Família, que visa assistir pessoas com deficiência intelectual em situação de fragilidade e vulnerabilidade social. O APD se propõe a promover a inclusão da pessoa atendida à sociedade, evitando situações de abrigamento ou internação e incentivando sua autonomia, desde que respeitadas as limitações do usuário.
Como funciona...
As equipes são compostas por um enfermeiro, um psicólogo, um terapeuta ocupacional, seis acompanhantes e um ATA. Os APDs, após avaliação, fazem uma proposta específica para as necessidades do usuário, que poderá incluir visitas às pessoas com deficiência em suas próprias residências, realizando atividades em domicílio ou na comunidade que ajudem no processo de inserção social. É importante ressaltar, no entanto, que o atendimento não se limita às visitas, uma vez que os APDs levam os usuários para participar de atividades sociais em clubes, parques e outras áreas de convivência, além de incentivarem o desenvolvimento da iniciativa e da autonomia na utilização dos serviços disponíveis na comunidade da pessoa atendida, promovendo a cidadania.
O Porquê...
O programa foi pensado tendo em vista o fato de que, atualmente, entre 1 e 3% da população da cidade de São Paulo sofre de algum tipo de deficiência intelectual, o que corresponde a cerca de 120.000 pessoas, segundo estimativa da Organização Mundial da Saúde. Alguns dos objetivos da equipe são a manutenção e o fortalecimento dos vínculos familiares, o aprimoramento do cuidado, a prevenção de agravos e o desenvolvimento de potencialidades.
Saiba que...
Segundo a AAMR (Associação Americana de Deficiência Mental) e DSM-IV (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais), entende-se por deficiência intelectual o estado de redução notável do funcionamento intelectual significativamente inferior à média, associado a limitações pelo menos em dois aspectos do funcionamento adaptativo: comunicação, cuidados pessoais, competência domésticas, habilidades sociais, utilização dos recursos comunitários, autonomia, saúde e segurança, aptidões escolares, lazer e trabalho.
Fonte: http://www.saudedafamilia.org/projetos/apd/apd.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário