domingo, 10 de julho de 2011

Vamos Filosofar? 14 de Julho - Dia Mundial da Liberdade de Pensamento



Brizola, Fernando Henrique, Chico Buarque, Caetano Veloso e tantos outros políticos e intelectuais amargaram o exílio, durante o regime dos Atos Institucionais do Comando Militar Revolucionário de 1964. Por que isso aconteceu ? Que crime cometeram ? Sua infração fora usar a liberdade do seu pensamento, em desacordo com a Revolução. 

Para a ciência do poder da mente, o pensamento é tudo. É o veículo que aciona o subconsciente, cujo âmago contém a força criadora e executiva. Pensamento é como alimento:  alimentos bons e nutritivos contribuem para a saúde, ao passo que alimentação nociva e venenosa resultará em enfermidades, que poderão até ser fatais. Daí a regra : pensamentos positivos são alimentos mentais salutares.

E as outras pessoas que não se portam como você acha que deveriam ? A ciência do poder da mente é clara : “Viva e deixe os outros viverem como quiserem.” Talvez você esteja errado, pretendendo impor sua manias, sua mentalidade, suas ideologias, suas crenças, seu modo de ser e agir. Seja condescendente e respeite a liberdade de pensamento e de expressão das pessoas com as quais convive.

A liberdade de pensamento é a exteriorização no seu sentido mais abrangente, pois o homem é um ser social e tem necessidade de trocar suas idéias e opiniões com outras pessoas. A Declaração dos direitos do Homem e do Cidadão, de 26/08/1789 - fruto da Revolução Francesa, cujos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade contagiariam o mundo - declara que a livre emissão das opiniões e dos pareceres é um dos direitos mais preciosos do homem; portanto todo e qualquer cidadão pode falar, escrever e imprimir livremente, salvo nos casos em que o abuso desta liberdade implique uma responsabilidade determinada pela lei. 



Fonte:http://www.icaieiras.com.br/index_pt.php?programa=datas/mostra.php&dia=14&mes=07

Nenhum comentário:

Postar um comentário