segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

GOIÂNIA É DESTAQUE EM PESQUISA SOBRE ACESSIBILIDADE

Na pesquisa desenvolvida pelo Ministério de Desenvolvimento Social (MDS) analisou o processo de inclusão das pessoas com deficiência nas escolas da rede pública de ensino no País.(....)

Na pesquisa, realizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), em parceria com as pastas da Educação e da Saúde, foi analisado o processo de inclusão nas escolas da rede pública de ensino e constatou que dos 828 beneficiários do BPC, na faixa de idade entre zero e 18 anos, 628 (75,8%) estão nas escolas, 64 (7,7%) não frequentam um colégio atualmente e 43 (5,1%) nunca estiveram numa sala de aula.

A coleta de dados foi feita através de entrevistas domiciliares realizadas por assistentes sociais durante os meses de setembro, outubro e novembro de 2009. Foi aplicado um questionário de 119 perguntas e o resultado indicou que as principais barreiras à participação das pessoas com deficiência nas escolas são relativas a três áreas: cuidado, preconceito e acesso a bens e serviços.

Em relação ao primeiro aspecto, observou-se como problemas a centralização do cuidado na pessoa da mãe, ausência de acompanhante no percurso entre a residência e a escola e inexistência de um profissional de apoio que acompanhe o beneficiário até o colégio. No campo dos preconceitos foi detectada a crença das famílias de que as pessoas com deficiência não podem ir à escola porque não conseguiriam aprender, o medo dos familiares de que os beneficiários sofram violência e a existência de escolas que não aceitam a matrícula de crianças e adolescentes com deficiência. Sobre o acesso a bens e serviços verificou-se que ainda há pessoas com deficiência sem acesso a terapias de reabilitação, órteses e próteses, medicamentos ou produtos de uso diário.

Com base nos resultados da pesquisa nacional, o MDS e os municípios formularão programa para que essas barreiras sejam superadas. O BPC concede um salário mínimo às pessoas com deficiência e idosos acima de 65 anos que tenham renda familiar per capita de até um quarto do salário mínimo. Em Goiânia 11.020 pessoas com deficiência e 11.724 idosos têm direito ao benefício.

Fonte:http://www.goiania.go.gov.br/site/index.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário