Thiago Santos
do Agora
do Agora
A Ser em Cena é uma entidade que, desde 2005, ajuda pessoas que sofrem com a afasia (dificuldade de se comunicar). A instituição conta com três grupos de teatro, que ajudam na recuperação de 62 pessoas.
O projeto nasceu de uma tragédia pessoal de Nicholas Waahba, fundador do grupo. Em 1988, aos 16 anos, ele sofreu um acidente de carro e ficou 12 dias em coma.
Depois de dois meses no hospital, Waahba teve de começar uma batalha contra a afasia. "Não entendia o que estava acontecendo comigo", conta Waahba.
Cerca de dois anos depois de começar o seu trabalho de recuperação, ele entrou em contato com um grupo de teatro amador. "Minha fala ainda estava bastante prejudicada, e a peça tinha um personagem bêbado, então me escalaram para o papel.
Sua recuperação deu um salto. "Fui conquistando papéis e desafios cada vez maiores." Depois de uma oficina no México, ele se juntou a alguns fonoaudiólogos e reuniu um grupo de afásicos para ensaiar uma peça.
"O aplauso do público mudou o modo de eles se verem." Nasceu a Ser em Cena.
Em geral, os atendidos nunca fizeram teatro e passaram a sofrer com a afasia depois de algum acidente. "Queremos abrir novas turmas e temos o objetivo de chegar ao atendimento de 120 pacientes.
O grupo se apresentará nos dias 26 e 27 de novembro no teatro do shopping Frei Caneca. "No começo, é muito difícil para essas pessoas. Mas, com o teatro, elas se descobrem e mostram que a comunicação não ocorre só com palavras."
Fonte:http://www.agora.uol.com.br/dicas/ult10107u984551.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário