terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Virada Inclusiva: 2 dias de celebração pelo Dia Internacional das Pessoas com Deficiência


Mais de 500 atrações culturais e esportivas em 35 cidades paulistas, com mais de 80 parceiros

Avenida Paulista "pintada" de vermelho.
A cerimônia de abertura da 2ª Virada Inclusiva aconteceu no teatro do SESC Pompeia, com a presença da Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Dra. Linamara Rizzo Battistella. Após a abertura, a Secretária prestigiou a exibição de vôlei sentado. Em seguida, foi à avenida Paulista encontrar a Passeata do Movimento Superação e a pedalada do World Bike Tour pela Inclusão. Ambas culminaram com a Virada Inclusiva acontecendo no vão do Masp (Museu de Arte de São Paulo), com mostra do Memorial da Inclusão.
A avenida Paulista no sábado, 3/12, ficou "pintada" de vermelho, pelas camisetas da Virada e bandeiras e faixas do Movimento Superação. A comemoração geral se deu pelo Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, celebrado mundialmente no dia 3 de dezembro.
Ainda como parte da programação da Virada Inclusiva, à noite, o Theatro São Pedro, no centro de São Paulo, brilhou reluzente com a Camerata D'arcos, conduzida pelo violinista e maestro Paulo Cesar Paschoal, que animou a plateia com temas inesquecíveis de filmes clássicos, como "O poderoso chefão", "O fantasma da ópera" e o tango "Por una cabeza" de "O perfume de mulher". A Camerata foi antecedida pelas boas-vindas dos secretários da Cultura, Andrea Matarazzo, e dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Dra. Linamara Rizzo Battistella.
Na capital, além do Masp, na avenida Paulista e Theatro São Pedro, houve atrações simultâneas nos parques Ibirapuera, Luz, Villa-Lobos e da Juventude, Represa de Guarapiranga, Museu do Futebol, Pinacoteca do Estado, Museu Afro, Auditório Ibirapuera e em oito unidades do SESC.
No interior, as ações acontecem nas cidades de Araraquara, Barueri, Bauru, Bertioga, Birigui, Botucatu, Campinas, Capivari, Caraguatatuba, Catanduva, Descalvado, Diadema, Ferraz de Vasconcelos, Hortolândia, Itatiba, Mauá, Mogi das Cruzes, Mogi Mirim, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Quadra, Ribeirão Preto, Santos, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São José dos Campos, São José do Rio Preto, Sorocaba, Sumaré, Tatuí e Taubaté.

A VIRADA 
Mais de 500 atrações culturais - shows, mostras de teatro e oficinas - e esportivas apresentadas ao longo de dois dias, em 35 municípios, envolvendo mais de 80 parceiros. Assim será a segunda edição da Virada Inclusiva, nos dias 3 e 4 de dezembro (sábado e domingo).
Coordenada pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, a 2ª Virada Inclusiva reuniu em 2011 mais de 80 parceiros, entre organizações da sociedade civil, prefeituras e a participação voluntária de artistas e esportistas. As atrações acontecem em espaços com acessibilidade física. Em muitas delas os protagonistas são pessoas com deficiência.
O encerramento, no dia 4, contou  com ação de sensibilização junto ao público torcedor do futebol paulista do clássico decisivo entre Corinthians e Palmeiras (no Pacaembu). O Corinthians foi consagrado penta-campeão do Campeonato Brasileiro de Futebol.  
A Virada Inclusiva tem como objetivo celebrar as conquistas dos cerca de 45 milhões de brasileiros com algum tipo de deficiência e mostrar que a inclusão já é uma realidade nos mais diversos segmentos da sociedade.
Destaques
Entre os destaques da programação artística estão shows como os da cantora Adriana Calcanhoto e da banda Tribo de Jah, oficinas de percussão com surdos, balé inclusivo, coral em Libras, sessões de cinema e exposição fotográfica com audiodescrição para cegos, contação de histórias em Libras, teatro para o público adulto e infantil, exposições sensoriais de artes plásticas, visitas monitoradas a museus e ao Zoológico.
No campo esportivo, houve exibições e oficinas de vôlei sentado, basquete, esgrima e tênis em cadeira de rodas, surf, futsal, xadrez e futebol de 5 (para cegos), judô, bocha, goalball, capoeira, natação, passeios a pé e de bicicleta, entre outras ações recreativas.
Transporte
Os serviços de transporte Atende/SPTrans e Ligado/EMTU foram grandes facilitadores para as pessoas com deficiência no final de semana. Ofereceram transporte gratuito ida/volta com vans adaptadas nas seguintes estações de metrô:
- Metrô Itaquera - SESC Itaquera
- Metrô Belenzinho - SESC Belém
- Metrô República - SESC Consolação - CINESESC
- Metrô Pinheiros - SESC Pinheiros
- Metrô V. Mariana - SESC V. Mariana - Pq. Ibirapuera
- Metrô Tietê - SESC Santana - Pq. da Juventude
- Metrô Largo 13 - SESC Sto Amaro
- Metrô Mal Deodoro - SESC Bom Retiro
- Metrô V. Madalena - SESC Pompéia - Pq. Villa-Lobos
Contato: 5212-3705 ou pelo e-mal: viradainclusiva@sp.gov.br
A programação completa realizada nos dias 3 e 4 de dezembro voc~e ainda pode conferir emhttp://viradainclusiva.sedpcd.sp.gov.br/
ESTAMOS PREPARANDO UM ÁLBUM DE FOTOS DA VIRADA INCLUSIVA 2011, que será publicado ainda esta semana. Aguarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário