sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Prefeitura de Ribeirão Preto participa de seminário sobre inclusão educacional de pessoas com surdocegueira

Seminário apresenta técnicas e ferramentas de ensino para alunos com surdocegueira

Integrantes da Prefeitura de Ribeirão Preto estiveram participando do seminário “A inclusão educacional de pessoas com surdocegueira e deficiência múltipla sensorial, que aconteceu nesta semana, na capital, promovido pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida da Prefeitura de São Paulo e Associação Educacional para Múltipla Deficiência. O evento foi dirigido a professores e outros profissionais interessados em atuar junto a esse público.

De acordo com Telma dos Santos, responsável pelo Serviço de Atendimento ao Munícipe (SAM) e Ouvidoria Municipal, uma das formas de comunicação com a pessoa com surdocegueira é realizada por meio da chamada Libras tátil (informações transmitidas pelo contato direto entre as mãos do emissor e do receptor). Outra forma de comunicação possível é o sistema tadoma, quando a pessoa com surdocegueira consegue receber a informação colocando a mão no maxilar do emissor da mensagem.

“Achamos fundamental entender esse público para atendê-los respeitando a cidadania e as necessidades que eles têm. Precisamos mesmo é trabalhar com essas informações e oferecer um serviço de qualidade”, disse Telma. Já Ione Elias da Silva, atendente municipal do Serviço de Atendimento ao Munícipe, que esteve em São Paulo participando do seminário, salientou que o encontro foi fundamental para esclarecer muita gente que atua, especialmente no serviço púbico. “Tive a oportunidade de obter muitas informações que certamente vou usá-las no meu dia- a- dia ao atender esse público. Foi uma discussão bem profunda, que envolveu família, aprendizagem e recursos para a inclusão social desse segmento”, explicou Ione da Silva.

“Um processo que exige a colaboração entre a família, professores, coordenação, direção, profissionais especializados e outros membros da comunidade e, principalmente, os que se relacionam com essas pessoas. O seminário nos ajudará muito”, finaliza Ione.
Fonte:http://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/ccs/snoticias/i33principal.php?id=15963

Nenhum comentário:

Postar um comentário