A cada seis segundos, independentemente da idade ou sexo, alguém em algum lugar morre de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). A Organização Mundial de AVC (World Stroke Organization - WSO) está pedindo medidas urgentes para enfrentar a epidemia silenciosa, lançando a campanha "Um em cada seis".
No Rio de Janeiro, o movimento se inicia no dia 24 de outubro/2010 (domingo) com um evento na Praia de Copacabana que pretende melhorar o conhecimento sobre o AVC e seu tratamento, assim, oferecendo melhores perspectivas de atendimento e qualidade de vida à população. A iniciativa faz parte da campanha nacional de educação e alerta à população promovida pela Associação de Neurologia do Estado do Rio de Janeiro (Anerj), a Rede Brasil AVC, a Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares e a Academia Brasileira de Neurologia.
As atrações na Praia de Copacabana começam a partir das 10h30, com um estande com informações e esclarecimentos sobre o AVC, assim como aferição de pressão arterial. Às 12h30, acontece a concentração para a ‘Caminhada Nacional de Combate ao AVC’, que sai do Posto 6 e vai até o Posto 4, retornando ao ponto de partida, com distribuição de camisetas aos participantes. Também serão realizadas palestras em hospitais públicos e privados do Rio de Janeiro voltadas para público leigo e equipes de saúde a serem realizadas na semana ou nas proximidades do Dia Mundial do AVC – 29 de outubro.
O AVC é a segunda principal causa de morte entre pessoas acima dos 60 anos de idade, e a quinta causa principal causa dos 15 aos 59 anos. O AVC também afeta crianças, incluindo recém-nascidos. A cada ano, cerca de seis milhões de pessoas morrem de acidente vascular cerebral. No Brasil o AVC é a primeira causa de morte e incapacidade, com um enorme impacto econômico e social. O AVC é responsável por mais mortes anualmente do que as atribuídos à AIDS, tuberculose e malária juntos - três doenças que foram referências de sucesso em campanhas de saúde pública, capturando a atenção da mídia mundial e que, consequentemente, convocando líderes mundiais, governos e diversos setores da sociedade civil para agir.
O objetivo da campanha é colocar a luta contra o Acidente Vascular Cerebral como tema central da agenda global de saúde. O tema "Um em cada seis" foi escolhido pelos líderes da WSO para destacar o fato de que hoje uma em cada seis pessoas no mundo inteiro terá um AVC durante a sua vida. Todos estão em risco e a situação pode piorar com a complacência e a inércia. A campanha "Um em cada seis" comemora não apenas o fato de que o AVC pode ser prevenido, mas que os sobreviventes de AVC podem se recuperar totalmente e manter sua qualidade de vida com o atendimento e tratamento correto e com o suporte adequado a longo prazo.
A campanha dos próximos dois anos tem o objetivo de reduzir o impacto do AVC agindo em seis desafios básicos:
1. Conheça os seus próprios fatores de risco: hipertensão arterial, diabetes e colesterol alto.
2. Seja fisicamente ativo e exercite-se regularmente.
3. Evite a obesidade, mantendo uma dieta saudável.
4. Limite o consumo de álcool.
5. Evite o fumo do cigarro. Se você fuma, procure ajuda para parar agora.
6. Aprenda a reconhecer os sinais de alerta de um AVC.
Fonte:http://www.saudelazer.com/index.php?option=com_content&task=view&id=11821&Itemid=49
Nenhum comentário:
Postar um comentário