sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Transerp promove ações educativas buscando a redução do número de acidentes

O objetivo é conscientizar as pessoas para um trânsito tranqüilo e melhor qualidade de vida, tanto para pedestres quanto para motoristas



                              Professores recebem informações sobre ações de educação no trânsito





A Transerp - empresa que gerencia o trânsito e o transporte coletivo em Ribeirão Preto-, vem desenvolvendo uma série de ações que têm por objetivo conscientizar as pessoas para a promoção de uma qualidade de vida melhor, o que envolve também um trânsito mais tranqüilo.



As campanhas educativas são dirigidas a diversos públicos, desde crianças com idade escolar até a abordagem com panfletos explicativos ilustrando diversas situações, sempre buscando a conscientização, um alerta visando a diminuição do número de acidentes, seja pelo excesso de velocidade, consumo de álcool, direção perigosa, entre outros.

“Orientar a criança desde o início da idade escolar, fazendo com que ela desenvolva um espírito crítico com relação à educação no trânsito e se torne um cidadão consciente é um dos nossos objetivos. Além disso, o que a criança aprende em nosso Espaço Vivencial, certamente levará para casa e transmitirá para os pais se tornando um agente multiplicador”, explica Mauro Hadad diretor do Departamento de Trânsito da Transerp.



Espaço Vivencial - No Espaço Vivencial da Transerp, atividades são desenvolvidas com a finalidade de realizar um trabalho preventivo para conscientizar a criança com relação à educação no trânsito. O espaço é a reconstrução de uma cidade 'miniatura', onde são vivenciadas diversas situações. “A criança poderá desenvolver atividades enquanto pedestre e também motorista. Entenderá o que significam as placas indicativas, sinalização e as funções desenvolvidas pelos agentes de trânsito”, explica Hadad.




As atividades no Espaço Vivencial são desenvolvidas três vezes por semana, nos períodos da manhã e tarde em duas etapas: primeiro com a apresentação de um vídeo e em seguida um teatro de fantoches. Todo o trabalho é desenvolvido e acompanhado por educadores e agentes de trânsito.

“É um trabalho preventivo, um alerta para que no futuro tenhamos cidadãos melhores, desenvolvendo uma relação sadia em qualquer posição que esteja ocupando”, salienta o superintendente da Transerp, William Latuf.

Progett- Todos os anos a Transerp promove um concurso envolvendo alunos das redes pública e particular, incentivando os alunos a desenvolverem trabalhos que podem vir em forma de maquetes, redação, pintura, desenho em cartolina, histórias em quadrinho, com a finalidade da promoção da segurança no trânsito. A realização do concurso faz parte do contexto das atividades programadas pelo Progett- Programa de Educação para o Trânsito. Ao final de cada concurso, alunos e professores vencedores, são premiados em cada modalidade.

“Este ano tivemos a participação de 67 escolas, foram apresentados 1.071 trabalhos. Distribuímos 57 prêmios, entre micro system, DVD portátil, impressora, TV 21’, câmeras digitais, rádios com toca CD portáteis, bicicletas com kits de segurança, vários jogos , óculos de sol e MP4. Os alunos aprendem, se divertem, recebem o apoio e envolvimento dos pais, que no dia da premiação promovem grandes torcidas; um envolvimento sadio que resulta em uma grande lição para a vida toda”, afirma William Latuf.
Outras ações são desenvolvidas em busca de um trânsito seguro e melhor, onde são promovidas reuniões com professores das redes pública e particular, treinamentos com funcionários das permissionárias do transporte coletivo, reuniões e palestras com Polícia Militar , Guarda Civil Municipal e Corpo de Bombeiros, além de associações representativas da sociedade civil.

Durante o ano são promovidas campanhas temáticas como 'Na cidade sem meu carro', abordando a população com entrega de brindes (neste ano maçãs do amor), num trecho destinado a Área Azul;'Blitz Educativa', em cruzamentos da área central com orientações de travessia segura, o risco de falar ao celular e dirigir e o uso do cinto de segurança, com entrega de folhetos da campanha de redução de velocidade.




Radares - Vale destacar que a regularidade das campanhas, por parte da Transerp, busca a conscientização dos motoristas com relação à redução de velocidade e são fundamentadas nos indicativos do trânsito em Ribeirão Preto, já que no último semestre foram aplicadas 92.165 multas, sendo que deste total, 70.251 multas foram por excesso de velocidade.


“É um número significativo e indiscutível, pois as multas aplicadas por excesso de velocidade são de radares, que não podem ser contestados, pois são aferidos pelo Inmetro. Onde há radar há uma redução quase total de acidente e mortes”, garante o superintendente da Transerp, William Latuf.


Do total de multas aplicadas no primeiro semestre de 2010, 76,22% foram registradas por radares pelo excesso de velocidade.
Agentes de trânsito - Os agentes de trânsito são peças importantes no contexto que envolve a humanização com relação às ações desenvolvidas para um trânsito melhor e melhoria da qualidade de vida. Atualmente são 45 agentes de trânsito que têm, dentre as suas funções, monitorar as condições de circulação, estacionamento e parada de vias, bem como a prestação de socorro imediato, além de fornecer informações a pedestres, passageiros e condutores e fiscalizar o cumprimento das normas estabelecidas na legislação de trânsito.

Antes de assumirem seus postos, todos os agentes passam por curso dividido em três módulos. O curso é ministrado por engenheiros da CET-SP- Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo. Durante o curso eles recebem informações sobre Legislação, Fiscalização e operação de Trânsito e são municiados com informações sobre a área operacional da empresa que está totalmente informatizado. “É muito importante deixar claro que nosso sistema está totalmente informatizado, preparado e seguro para operar”, diz William Latuf .

Para exemplificar o trabalho dos agentes de trânsito, temos o depoimento de um advogado que foi parado por um agente durante uma Blitz. “Recebi orientações sobre a importância da redução de velocidade durante a blitz. Achei a ação válida; toda medida preventiva é muito bem vinda”, declarou Leopoldo Paulino.

Para o superintendente da Transerp, William Latuf, medidas preventivas, ações que previnam acidentes, são os principais objetivos da empresa que gerencia o trânsito e o transporte na cidade. “A melhoria da qualidade de vida é o que propomos ao desenvolver nossas ações junto à comunidade. Queremos um trânsito melhor, com menos riscos e pessoas seguras, quer dirigindo, sendo passageiro, ciclista, pedestre. Temos que contar com o envolvimento de todos nesta questão”, explica Latuf.






Ciclofaixa de lazer - Uma das últimas ações encabeçadas pela administração municipal e Transerp, e há muito reivindicada por muitos moradores da cidade, foi a implantação da “Ciclofaixa de Lazer”, que a princípio está destinada ao lazer, pois só pode ser utilizada aos domingos. Inaugurada em setembro, a “Ciclofaixa de Lazer”, que liga os parques Luis Carlos Raya e Luiz Roberto Jábali, pode ser utilizada pelos adeptos do esporte com uma faixa exclusiva para bicicletas. A pista, devidamente sinalizada, pode ser utilizada das 7h às 13h, com segurança e acompanhamento dos agentes de trânsito e monitores da Transerp.



“Tudo é uma questão de adequação e costume. Implantamos a ciclofaixa porque era uma antiga reivindicação da população. Tenho ciência que este é um tipo de transporte utilizado por muitas pessoas para se dirigirem aos seus postos de trabalho , além de serem utilizadas também para o lazer. Pretendemos estender gradativamente a outras avenidas, beneficiando outras regiões, até que possamos seguramente contar com as ciclofaixas para serem utilizadas no dia a dia”, afirma a prefeita Dárcy Vera.

“Por meio de campanhas, ações e projetos a Transerp procura a valorização da vida e o respeito pela cidade”, finaliza William Latuf.
Fonte:http://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/ccs/snoticias/i33principal.php?id=16251

Nenhum comentário:

Postar um comentário