segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Teleton: Uma reflexão sobre a Deficiência Física



Mais uma edição do Teleton se passou... e foram quase R$ 24.000.000,00 arrecadados o que fará com que mais uma cidade tenha um Centro de Reabilitação com a excelência do trabalho desenvolvido pelos profissionais da AACD.

Quem não tem ou teve um familiar ou amigo que já precisou de atendimento na AACD ou em algum Centro de Reabilitação similar?

Apenas para refletirmos como nossa sociedade vem mudando, a passos lentos alguns podem dizer, porém se pararmos para analisar: quando uma rede de TV pararia a sua programação e dedicaria 24 horas de espaço pela causa da Deficiência Física?

O que nós víamos há alguns anos era a participação de algumas crianças em programas de televisão pedindo doações para entidades das quais faziam parte, (especialmente em épocas como o Natal), mas de uma forma bastante apelativa. Em muitos casos essas crianças eram vistas como “coitadinhas” e que por alguma fatalidade do destino nasceram com deficiências ou as adquiriram no decorrer da vida.

É certo que atualmente estamos diante do “outro lado da moeda”, quero dizer que as pessoas com deficiências estão sendo vistas como heroínas pela condição de limitação física que apresentam e por tentarem se integrar em sociedade.

 Temos a tendência de polarizarmos a visão que temos a respeito das pessoas com deficiências; ou são consideradas “coitadas” ou “heroínas”.

Todos nós buscamos, a todo o momento, o equilíbrio de nossas ações, emoções, idéias. O mundo ideal é aquele em que o equilíbrio prevalece. No entanto para adquirirmos esse equilíbrio vamos de um lado a outro das questões. É o que vem acontecendo, creio eu, com a concepção sobre deficiência.

Finalizando, acredito que estamos progredindo no que se refere à visão sobre as deficiências e o Teleton é a prova viva desse novo conceito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário